O Instagram está trabalhando em um novo aplicativo de mensagens, chamado Threads, para promover o compartilhamento constante e íntimo entre os usuários e seus amigos mais próximos, conforme aponta uma reportagem, do Verge, publicada nesta segunda-feira (26/08/2019). Essa parece ser mais uma tentativa do Facebook de entrar no território do Snapchat.
O Threads seria desenvolvido como um app irmão para o Instagram e incentivaria os usuários a compartilhar automaticamente sua localização, velocidade e bateria restante, com quem estiver na lista de melhores amigos, junto com ferramentas de mensagens típicas como texto, foto e vídeo.
O aplicativo está sendo testado internamente e parece outra tentativa de emplacar um app de mensagens separado ao Instagram. Em 2017, a companhia deixou de trabalhar no Direct, que funcionaria separadamente.
O Verge aponta que o Threads foi desenvolvido para compartilhar uma ampla gama de informações com a lista de melhores amigos do usuário. Isso inclui uma funcionalidade opcional de compartilhamento automático, que dá acesso a atualizações regulares à localização da pessoa:
Capturas de tela analisadas pelo Verge mostram um aplicativo que é projetado para promover o compartilhamento constante e automático entre os usuários e as pessoas que estão na lista de melhores amigos do Instagram. Opte por compartilhar automaticamente e o Threads vai atualizar regularmente o seu status, dando aos seus amigos uma visualização, em tempo real, de sua localização, velocidade, entre outros. Neste momento, o Threads não mostra a sua localização em tempo real. Em vez disso, o app pode dizer algo sobre um amigo que está se deslocando, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.
Você também pode atualizar o seu status manualmente, e eles aparecerão no feed principal junto com as mensagens.
Em outras palavras, o Threads parece ter como objetivo permitir que uma lista de amigos possa receber atualizações regulares e automáticas.
O Threads tem ainda uma seção onde as mensagens de amigos aparecem em um feed central, junto com um pontinho verde que indica quais de seus amigos estão ativos naquele momento – algo que já estamos habituados no Facebook Messenger, por exemplo.
O tal app também permite que os usuários veja rapidamente stories publicados pelos amigos e inclui funções de câmera.
O Facebook, depois de enfrentar críticas crescentes, sobre seu papel onipresente, que vão, desde a promoção de propagandas políticas falsas, a vazamentos maciços de dados, sinalizou que algumas mudanças importantes estão em andamento.
Mark Zuckerberg anunciou que a privacidade passaria a ser central para a empresa e, segundo informações, lançou um projeto para mesclar a infraestrutura de mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger.
É difícil evitar a impressão de que estão tentando deixar de lado as plataformas públicas pelas plataformas fechadas, somente para mascarar as muitas falhas da empresa.
Não está claro qual papel o Threads pode desempenhar no futuro do Facebook mas, fortalecer os recursos de mensagens do Instagram, enquanto integra ainda mais a rede social na infraestrutura técnica do Facebook, pode ajudar Zuckerberg e sua equipe a argumentar que o Facebook e suas subsidiárias estão muito interconectadas para se separarem, especialmente em um momento em que as agências antitruste estão analisando as últimas aquisições corporativas.
De acordo com o Verge, não está claro quando a Threads pode ser lançado.
FONTE: GIZMODO.UOL.COM.BR