Paris quer diminuir a emissão de poluentes causada pelos carros, e, para isso, sua mais nova empreitada é uma frota de bicicletas elétricas. Mas não qualquer frota, e, sim, potencialmente, a maior do mundo: o novo plano colocará dez mil bikes nas ruas, disponíveis para aluguel mensal — e o número poderia subir para 20 mil.

O esquema de aluguel de bicicletas se chama Véligo e será administrado por um consórcio público que inclui o serviço postal francês (La Poste) e a Île-de-France Mobilités (IDFM), o sindicato de transportes da Ilha de França, região administrativa onde está localizada a cidade de Paris. O programa deverá ser lançado em setembro de 2019.

O Véligo vem como um complemento ao atual programa de compartilhamento de bikes de Paris, o Vélib’, em que os usuários pagam aluguéis por hora ou pacotes diários e até semanais e contam com estações para deixar as bicicletas. As bikes do Véligo serão alugadas mensalmente, com valor de € 40 por mês, e os usuários poderão levá-las para casa. No entanto, como aponta o Engadget, a exemplo do que acontece com os gastos com bilhetes de metrô na região da capital da França, os empregadores poderão bancar metade dos custos, o que deixaria a conta em € 20 por mês para os usuários.

Paris vai lançar maior frota de bicicletas elétricas do mundo, com até 20 mil unidades

As bicicletas elétricas do Véligo rodam cerca de nove quilômetros por carga, e Valérie Pécresse, presidente do conselho regional da Ilha de França, espera que o sistema vá “ajudar 200 mil parisienses a descobrirem a bicicleta elétrica e talvez inspirá-los a comprar uma própria”.

O Véligo terá inicialmente duração de seis anos, com um orçamento de € 111 milhões, dependendo do número de bicicletas. Uma “boa bicicleta elétrica”, segundo a Reuters, custa entre € 1.500 e € 2.000, e cerca de 250 mil bicicletas do tipo foram vendidas na França em 2017, em comparação com 2,7 milhões de bicicletas comuns, o que mostra o interesse dos franceses em uma opção ecológica.