Com o advento do mundo digital, que passou a permear as relações de negócio e gerou inevitáveis mudanças no comportamento do consumidor, as velhas regras tiveram que ser substituídas porque o jogo é novo.
O consumidor, antes da “era digital”, não detinha o controle sobre o consumo; agora domina suas escolhas, desde as formas de consumir até os canais, plataformas, conteúdos, etc., que lhe interessam.
Mas a regra básica para os empreendedores continua a mesma, não mudou: a necessidade de atrair novos consumidores, transformá-los em clientes e mantê-los fiéis à marca.
Então surge a questão: como realizar esse processo de atração e retenção de clientes, na realidade do espaço digital?
Para conquistar e manter clientes não cabem, ou não bastam, ações tradicionais de marketing: anúncios de vários tipos, contato direto por telefone, e-mail, estandes de vendas em eventos, etc; o chamado Outbound.
Por esse motivo, o Inbound Marketing é a estratégia mais apropriada para tempos digitais.
Inbound Marketing
A melhor tradução para Inbound Marketing é Marketing de Atração; é também chamado de “Novo Marketing”.
“O termo começou a ser usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot.
Porém, segundo o guru americano Peter Druker, os princípios do Inbound Marketing já se desenvolvem há décadas e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, presente no livro “Permission Marketing” de 1999.”
fonte: https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-inbound-marketing/
O Inbound Marketing compreende técnicas de Marketing que visam alcançar um público específico através da criação e do compartilhamento de conteúdos de relevância para esse público.
A finalidade dessa estratégia é estabelecer um canal que leve à permissão de se comunicar com o cliente potencial, para iniciar um relacionamento objetivo, próximo e duradouro.
Ou seja, em tempos em que o consumidor é quem vem até a empresa e não o contrário, atraí-lo com conteúdos significativos é o método para, a seguir, apresentar as soluções que seu negócio pode oferecer e torná-lo seu cliente.
Essa é a nova aplicação do Marketing na Realidade Digital: a relação entre o consumidor e publicidade se tornou a conexão internauta e comunicação online.
Publicar assuntos de valor para o cliente, combinar a criação de conteúdo com automações de envios, traçar um caminho orgânico para atrair a atenção das pessoas, manter ativo esse relacionamento com elas, é fazer Inbound.
Há diversas vantagens do Inbound sobre o Outbound que valem a pena ser levadas em conta:
No caso do Outbound, o custo das ações de Marketing é, frequentemente, alto, o que limita esse tipo de publicidade para empresas de todo porte ou segmento, sem distinção.
Além disso, em geral, não é possível avaliar claramente o quanto uma ação de Outbound realmente influenciou o resultado das vendas.
Já o investimento em Inbound é muito menor, por se basear na comunicação contínua entre empresa e consumidor, usando conteúdos compartilhados.
Isso é o que também torna mais viável, fácil e precisa a medição real dos resultados dessa comunicação nos ganhos do negócio, através da mensuração de visitas à página do site e do e-commerce, produtos e serviços mais vistos e mais comprados, avaliações e reviews (análises críticas em sites, blogs e redes sociais), etc.
Essa mensuração também possibilita o melhor direcionamento das estratégias futuras do Marketing.
Atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes agrega valor para produtos e serviços e, portanto, para o negócio, seja ele de qualquer segmento, grande ou pequeno, B2B ou B2C.
O Inbound é uma tendência e uma necessidade para atingir os resultados esperados pelos empreendedores em seu negócio online:
Expandir o público que entra em contato com os conteúdos publicados; ampliar o volume de tráfego no site, e-commerce, blog, fanpage;
Fomentar a atração de novos clientes;
Fidelizar a base de clientes e, por consequência,
Potencializar o aumento das vendas.