Qualquer negócio, atualmente, precisa de uma participação efetiva na Internet. A presença online se tornou parte fundamental da própria existência e do desenvolvimento de qualquer Marca.
Lembrando que, na dinâmica do Mundo Digital ocorrem mudanças constantes e surgem novos recursos para a experiência online, a escolha adequada é um ponto crítico: o que cada ferramenta existente pode contribuir para a exposição da Marca e o resultado do Negócio?
Então, se perguntarmos: As Redes Sociais estão desbancando os Sites?
Apesar das Redes Sociais, para muitas marcas, serem a porta de entrada na realidade online, a resposta é não. Na verdade, Site e Redes Sociais se interligam e se complementam.
Não é produtivo dispensar um pela outra; nem escolher um em detrimento da outra. O melhor é integrá-los.
E´possível entender melhor esse processo examinando finalidade, limitações e vantagens de cada um.
Finalidade
Redes sociais
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Cultivar relacionamentos;
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Interagir com o cliente de forma próxima e pessoal;
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Compartilhar publicações que agreguem valor;
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Engajar seus seguidores a sua marca;
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Atrair clientes para seu Site.
Site
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Ser o cartão de visitas da Empresa;
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Oferecer informações completas sobre a Marca e a atividade do Negócio;
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Potencializar a credibilidade da Marca;
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Estabelecer Confiança na empresa;
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Efetivar vendas online.
Propriedade
Redes Sociais
Qualquer pessoa pode criar uma página para sua marca, produto ou serviço, nas Redes Sociais.
No entanto, é importante levar em conta que esse facilitador tem suas inconsistências.
Na criação de uma página, os processos de verificação variam entre países, são automatizados e amplos, ou seja, não são específicos.
Sendo assim, não é possível ter total garantia da legitimidade do “dono” da página.
Na questão da propriedade, considere, por exemplo, o Facebook: você é somente o administrador da página. Ou seja, o Facebook é o real proprietário de sua página, de todo o conteúdo e de seus seguidores.
E qual a consequência disso? Você não tem possibilidade nem mesmo de questionar, muito menos de interferir em qualquer mudança ou alteração de políticas, algoritmos de exibição de conteúdo, enfim, qualquer decisão do proprietário.
Até mesmo a existência e o alcance de sua página estão entrelaçados com a durabilidade da ferramenta e à proporção de seu uso nas redes; ficando sujeita, inclusive, ao declínio, como já aconteceu no caso de outras redes, no passado.
Site
No caso do Site o proprietário do Domínio é o dono do Negócio.
O Registro do Domínio vincula os dados cadastras do proprietário (CPF ou CNPJ), que ficam disponíveis online para consulta a qualquer tempo .
Dessa forma é possível confirmar a legitimidade do dono da Marca e do Negócio, o que lhe garante maior confiabilidade.
O Site é, portanto, o domicílio, o endereço, a residência do Negócio, no Mundo Digital.
Com um domínio próprio, a marca transmite profissionalismo, seriedade e deixa o Negócio menos sujeito a fraudes.
Exposição da Marca
Redes Sociais
A popularidade das Redes Sociais carrega a vantagem de maior amplitude na divulgação da marca.
As Redes Sociais impulsionam:
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o engajamento de seguidores;
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a interação próxima e pessoal com o público;
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relacionamentos, compartilhando publicações que gerem valor para os clientes;
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a possibilidade de segmentação do publico alvo;
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a atração de clientes para o Site;
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a divulgação de conteúdos publicados no Site;
O contraponto é que as informações e a promoção de conteúdos são transmitidos através de ideias rápidas, objetivas, imediatas, que ficam pouco tempo em exposição, o que pode dificultar a pesquisa do cliente sobre assunto postado há tempos atrás.
Site
O Site permite:
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personalizar o espaço de acordo com o desejo e necessidade do empreendedor, as características do Negócio e a exclusividade da Marca;
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publicar conteúdos que fortalecem a estratégia do Marketing, como o Inbound e o Marketing Digital;
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fortalecer o SEO, melhorando o desempenho nas ferramentas de busca, o que acelera o processo para sua Marca ser encontrada;
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atestar a autoridade do proprietário do Site em assuntos referentes ao Negócio;
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agregar páginas necessárias, tipo, landing pages;
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construir uma relação duradoura com o público através de canais de informação de caráter institucional, atemporais, que contam a história da Empresa, mostram as pessoas, localização, missão, visão, valores, o que estrutura a existência real do Negócio;
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manter publicações de interesse expostas por tempo indeterminado, permitindo o acesso do público a qualquer momento;
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investir em vendas online;
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coletar informações dos clientes através de formulários de cadastro de dados, interesses, contatos e compras;
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manter uma base de dados dos clientes (e-mails, telefone, etc);
SEO
Redes Sociais
No processo para a Marca ser encontrada nas ferramentas de busca, o conteúdo das páginas em Redes Sociais deve estar constantemente atualizado e conter palavras chave relevantes para ser indexado.
Mesmo nesses casos, o administrador da página tem pouca autonomia para estabelecer melhoras de posição de busca a partir dos conteúdos de sua página
Site
O conteúdo de um Site tem mais chances de aparecer nos resultados dos buscadores.
Existem infinitas ferramentas e possibilidades de melhoria para otimizar seu ranking, em se tratando de Site.
Acompanhamento – Análises Métricas
Redes sociais
A possibilidade de segmentação do público alvo nas Redes Sociais é uma forma de medir o alcance das publicações, no entanto seu verdadeiro objetivo é obter leads e gerar tráfego no Site.
Saber qual post deu resultado efetivo para o Negócio esbarra na limitação de acesso às estatísticas, imposta pela própria Rede.
Sites
Sites têm ferramentas específicas e gratuitas para a análise do comportamento dos visitantes.
No Site, o tempo de permanência na página é o que conta, é o fator fundamental para gerar mais vendas. Se o cliente permanece por um período maior navegando, aumentam as chances dessa visita ser convertida em fechamento de negócio.
Medir resultados em um Website é efetivo e possibilita verificar se os objetivos esperados estão sendo atingidos. Isso facilita articular estratégias tanto para o Site, quanto para toda a plataforma de Marketing e Comunicação do Negócio.
Investimento
Redes Sociais
Existe uma crença de que as Redes sociais são mais vantajosas por serem gratuitas.
E a própria Rede se posiciona assim.
É bem verdade que a criação de uma página em uma Rede Social não tem custo.
Mas existe um ponto a questionar quando se trata de negócio: para que as publicações tenham um alcance de real relevância para a marca é preciso investir em promoção de conteúdos pagos, o que não é, necessariamente, barato.
Site
O desenvolvimento de um Site institucional, profissional e de qualidade, tem um custo porque envolve profissionais e ferramentas para criar, indexar e dar suporte à página.
Mal comparando é um investimento para comprar um espaço próprio no Mundo Digital, tal qual o investimento para adquirir um local para o Negócio, no mundo físico.
Por outro lado, para Hospedar um Site o investimento é muito baixo e tem diversas vantagens: tecnologia para manter a página sempre acessível, suporte de profissionais à disposição e contas de e-mail corporativo, que personalizam e profissionalizam a comunicação da Empresa.
Conclusão
Se vale aqui uma conclusão a partir dessas reflexões e constatações, consideraria:
Criar primeiro o endereço on line, o domicílio, o Domínio, o Site.
Assim há uma flexibilidade incomparável para personalizar a presença on line: toda autonomia sobre a forma, o tamanho, o conteúdo, a estratégia e as informações da página.
Ao mesmo tempo que estabelece um posicionamento sólido, institucional que conta a história da Empresa, o que é essencial para da Marca e demonstra autoridade no assunto do Negócio.
Possibilita a consulta sobre informações relevantes, a qualquer tempo, mantendo um relacionamento duradouro com os clientes.
Estabelece credibilidade e confiança.
Depois criar perfis nas Redes Sociais.
Para promoção da marca, estabelecimento de relações próximas e pessoais e o engajamento do público.
Presença constante, objetiva, rápida, publicando conteúdos interessantes para os clientes, potencializando o tráfego no Site.
Metaforicamente:
As Redes sociais são como a vitrine de uma loja física, que muda os produtos expostos constantemente: é o lugar que desperta admiração e cria desejos.
O Site é como o negócio real dessa vitrine, onde o cliente entra, vê, analisa, escolhe, toma a decisão e compra; muitas vezes, inclusive, o que não está mais ou nem foi ainda, exposto na vitrine.
Então, Site e Redes Sociais juntos serão a sua presença on line com a cara da sua Marca e com o jeito da sua Empresa
As Redes Sociais comunicam e geram relacionamentos
Os Sites conquistam e fecham negócio