Já tivemos a oportunidade de falar sobre a importância do feedback do cliente, em outro momento; mas, nunca é demais refletir sobre o impacto de sua percepção na visibilidade da marca e, por consequência, no resultado do Negócio
Em tempos de comércio digital, o cliente é ao mesmo tempo comprador e vendedor. Ninguém está lá, de fato, para influenciar sua decisão.
Nesse cenário, a Experiência do Cliente – Customer Experience (CX) – é um aspecto que se tornou oportuno para agregar valor ao produto/serviço.
Customer Experience – Experiência do Cliente – é definido como a impressão que a Empresa deixa no cliente. Ou seja, é o ‘jeito’ que o cliente percebe todo o processo relacionado à compra, que cria nele um conceito sobre a marca.
Daí que a Experiência do Cliente é um diferencial da marca, “para o bem e para o mal”, e, decorrente disso, tem potencial para interferir no resultado do negócio.
Senão vejamos, o negócio precisa oferecer preço e qualidade nos produtos e serviços. Esta é uma questão competitiva, inevitável.
Mas o Mundo Digital trouxe um novo e determinante enfoque: a autossuficiência do cliente.
A liberdade do consumidor no mundo digital, agilizou a comparação de preços, ampliou a análise de opiniões sobre a marca, a especificação e qualidade dos produtos.
Tudo isso à disposição, de forma imediata e eficiente, amplia as alternativas para o cliente trocar de empresa ou de marca, com muito mais facilidade.
É por esse motivo que uma boa experiência no processo de compra virtual é um ponto central para criar um adicional de reputação ao produto/serviço e influenciar a escolha do consumidor.
É matemático:
bons produtos + experiência ruim = cliente insatisfeito
Cliente insatisfeito muda de marca, dissemina seu descontentamento e desaconselha a compra na empresa; mesmo que o produto seja bom.
Por outro lado
bons produtos + boa experiência = cliente satisfeitos
Cliente satisfeito resulta em:
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aumento da base de clientes – promove a marca
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incremento nos movimentos de upsell, cross sell e upgrade
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marketing positivo ‘boca a boca’ (digital e físico)
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reforço na preferência da marca
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redução na taxa de cancelamento
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clientes fidelizados – base de clientes duradoura
Desta análise, há que se considerar o peso da experiência do cliente na balança de resultados do negócio.
Como Fazer a Gestão da Experiência do Cliente?
Os pontos principais que determinam a Experiência do Cliente são:
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As pessoas – Equipe de Suporte
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As soluções – ações e agilidade para solucionar problemas
A perspectiva do cliente em relação à marca se estabelece em proporção a quanto a Empresa o faz se sentir especial, único, reconhecido, importante para o negócio.
Então, a estratégia de gestão deve estar baseada em alguns pilares:
Ouvir o cliente
Mantenha um bom relacionamento com o cliente: dê a ele ferramentas em que possa expor seus desejos e dificuldades, dar feedbacks e opinar sobre o produto/marca
Conheça o cliente: use todos os meios que possibilitem à Empresa entender quem é, o que pensa e o que se passa com o cliente
E tome a iniciativa nesse sentido
Humanizar a relação com o cliente
Crie vínculos com o cliente: de confiança, respeito, reciprocidade
Esteja sempre atento e disponível
Propicie experiências especiais e únicas
Ofereça diferenciais no processo de compra: no produto, no serviço e nas relações administrativas (suporte)
Cooperar para o sucesso da jornada do cliente
Crie recursos para o cliente, colaborando para que ele alcance com facilidade e satisfação o que procura
Não crie obstáculos, não burocratize o processo: ofereça uma jornada simples e amigável
Entenda o que o cliente está buscando, se comprometa com o que a Empresa pode entregar e tente superar as expectativas.
Criar Modelos de pró atividade do Suporte
Em geral, o Back Office é reativo no atendimento e na solução dos problemas.
Pense em estratégias para tornar o Suporte pró ativo. Isso, certamente, será um diferencial da marca na Experiência do Cliente
Finalmente, Mensurar a Experiência do Cliente: existem diversas métricas disponíveis para direcionar a empresa nessa avaliação. E é sempre possível criar uma, específica para o negócio.
Foi de uma percepção da indústria de que a relação de compra e venda não termina na troca pura e simples do produto pelo capital, que surgiu o termo Customer Experience – Experiência do Cliente – para integrar, como parte determinante, essa relação.
Quer um negócio de sucesso? Direcione a estratégia para a satisfação do cliente e, por consequência garanta a sustentação e o crescimento do negócio.
Mais que conceitualizar é necessário investir em Customer Experience!